MEP
CEDEFOP

CEDEFOP – Centro Europeu para o Desenvolvimento do Ensino Profissional

O Centro Europeu para o Desenvolvimento do Ensino Profissional (CEDEFOP) é o organismo de referência na União Europeia nesta área de formação. Este é responsável por dar informação e analisar os diversos sistemas educativos para a formação, regulamentação, investigação e práticas. O CEDEFOP foi fundado em 1975 e foi um grande desafio, a pedido da Comissão Europeia, "embarcar" na coordenação de um programa de visitas de estudo inserido no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, em 2008. É com reconhecimento e com sucesso que o CEDEFOP gere as visitas de estudo há mais de 20 anos.

Este programa de visitas de estudo tem como principal objectivo reunir diversos responsáveis do sistema educativo (de diversos países da Europa) para uma semana de trabalho para troca de conhecimentos, experiências e práticas. É uma excelente oportunidade para conhecer peritos e especialistas de outros países e aprender e discutir sobre temáticas de interesse comum, estabelecer contactos para cooperação futura e trazer novas ideias para o país de origem.

A MEP – Escola profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e a Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor organizaram a visita de estudo 224 para Portugal intitulada "Sistema de Ensino Profissional: Regiões Ultra-periféricas num Mundo Plano". Esta temática é especialmente importante para a Região Autónoma dos Açores, uma vez que esta tem o estatuto de região ultra-periférica que luta para se manter integrada no mundo actual. Os participantes vieram aprender sobre o sistema de ensino profissional nos Açores e como este ajuda os estudantes a ultrapassar as limitações geográficas, como são desenvolvidas as competências científicas e tecnológicas, e, também, como são organizadas as iniciativas empreendedoras locais e a formação prática em contexto de trabalho.

# 
Nome 
Resumo 
[Collapse]Ano Letivo: 2012/13
 [Collapse]Mês: Abril
  [Expand] Ver... Visitas a escolas profissionaisDe 11 a 15 de Abril de 2011, os participantes visitaram diversas escolas profissionais, a Universidade dos Açores e o seu Centro de Empreendedorismo, centros de validação e acreditação, a Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, o OASA, o OMIC e a Expolab, entre outros. Os participantes eram especialistas e representantes de autoridades locais, regionais e nacionais; directores de estabelecimentos de ensino, formação e orientação profissionais; serviços de acreditação, inspectores, coordenadores de departamentos; formadores; gestores de formação e recursos humanos de empresas; gestores de PME's; representantes de Câmaras de Comércio/ Indústria/ Artesanato; investigadores; representantes de organizações patronais e sindicais.
2017 © Copyright MEP
Início Ano Letivo 2017/2018 - 2ºs e 3ºs anos 18-09-2017; 1ºs anos 25-09-2017